terça-feira, 21 de junho de 2016

+ Equipes no paranaense categorias Sub15 e 17



Clubes e escolas de futebol de base em Curitiba e outras cidades do estado paranaense reclamam do critério da Federação Paranaense de Futebol de só poder disputar o Estadual Su15 e 17 equipes que tenham elencos no amador ou profissional. 
 
Quando o assunto é futebol tento entender as comparações e diferenças feitas por algumas pessoas sobre o chamado eixo Rio São Paulo.
Pra quem acompanha na medida do possível a suada caminhada percorrido por milhares de meninos que no futuro sonham em ser um jogador profissional, sabe como são poucas as oportunidades de disputar um paranaense Sub15 ou 17. 
 
Ninguém me faz mudar de opinião que como tudo na vida começa do primeiro degrau no futebol acontece o mesmo. 
Depois dos projetos sociais, escolas de futebol e categorias de base de alto rendimento as categorias Sub15 e 17 são vistas pelos atletas como a primeiro porta de entrada dos clubes profissionais em todo brasil para se tornar um dia jogador de futebol. 
 
Acredito que tínhamos de aumentar a quantidade de equipes que atualmente disputam o principal campeonato estadual paranaense nas categorias Sub15 e 17 organizado pela FPF. 
 
É preciso mudar os critério, arriscar e tentar melhorar, dar mais atenção e apoio financeiro para essas categorias e quebrar alguns paradigmas! Criar mais oportunidades, visibilidades e competitividade para nossos atletas nesse importante campeonato do nosso estado.
#JogadorDeFutebolSaiDaBase
Paulista Sub15 – 09 grupos com média de 07 equipes cada;
Carioca Sub15 – 14 equipes;
Paranaense Sub15 – 2 grupos com 10 equipes;
A sugestão seria que no estado do Paraná fossem no mínimo 20 equipes divididas em 05 grupos ou 21 em 7.

A reclamação de quem já participa e outras com intenção é sempre a mesmo. Falta apoio e auxilio da FPF, Prefeitura, Estado, CBF ou até Ministério dos Esportes no que diz respeito ao pagamento de Taxas e Transporte para o deslocamento de equipes entre outras cidades do estado do Paraná. 
 
Na minha humilde visão o problema da falta de talentos em nosso futebol é gerado pelas poucas oportunidades e investimento no desenvolvimento e formação de novos atletas. O inicio do problema não esta no futebol profissional.Tá na base!!! Isso mesmo, nas categorias de futebol de base que recebem pouco apoio na formação de atletas. É preciso dar mais oportunidades e apoio financeiro para essas categorias! 

O detalhe não está nas críticas desse ou daquele estado. Mas na forma de encontrar alternativas com ações inovadoras e incentivadoras para tornar o futebol paranaense no mesmo nível dos demais estados.

Imprensa Esportiva e Relações Comunitárias Twitter: @esportelazerpr

Nenhum comentário:

Postar um comentário