quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Futebol feminino espera mais apoio


Nem o Brasil tendo uma das melhores jogadoras do mundo, o futebol feminino consegue despontar e atrair apoio e incentivos. O que mais ouvimos pelos clubes que ainda mantêm equipes de futebol feminino, é sempre a mesma conversa, falta apoio dos clubes, das Federações e patrocinadores! Uma das melhores jogadoras de futebol em atividade no Brasil, é a Marta Vieira da Silva, simplesmente, Marta. A craque acumula vários títulos e tem em seu curriculum passagem por grandes clubes nacionais e internacionais.

Constata na partida que acompanhamos em 13/9/15, entre Imperial Futebol Clube 2x1 Capao Raso Futebol Clube válida pela 4ª Rodada da Copa Metropolitana Feminino 2015, um jogo de excelente qualidade técnica e apesar do calor o empenho das atletas de ambas as equipes conseguiu superar as expectativas de quem assistiu.

O Capão Raso abriu o placar com Maria acertando um belo chute de dentro da pequena área. Em seguida e ainda no primeiro tempo Laiane Silva empatou para o Imperial. Manu Vieira, de falta no segundo tempo deu a vitoria de virada para os donos da casa. A forte equipe do Capão Raso já estava classificada para a próxima fase da competição e vai enfrentar o time da Araucária. Já o Imperial joga pelo empate contra a Fazenda Rio Grande.

A maior dificuldade do futebol feminino é geral, seja no estado do Paraná quanto em todo o território nacional. Primeiro falta divulgação nas emissoras de TV e Rádio, a imprensa de uma forma ampla, dá pouca oportunidade e incentivo! Basta assistir aos programas esportivos, fala-se muito do masculino e nada do feminino. Muitas vezes as meninas ainda sofrem com o Machismo.

Falta mais incentivo da Federação e patrocínio para as equipes participarem de campeonatos importantes como o Paranaense e até mesmo um Brasileiro. Os gastos com cada equipe em viagens, alimentação, alojamento e até mesmo ajuda de custo para algumas jogadoras que não tem condições financeiras, mas são apaixonadas por jogar futebol, acabam dificultando as possibilidades do clubes bancar tudo isso sozinho.

O Brasil poderia ser uma EXCELENCIA no futebol feminino como hoje é por ex. os EUA, que quando tem uma partida, chega a lotar os estádios, e olha que o Brasil tem muita menina boa de bola.

Aqui no Paraná, visando incentivar o futebol feminino, a Federação Paranaense de Futebol é a Smelj - Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude da cidade de Curitiba, organizaram a Copa Metropolitana Feminino 2015, somente para a região Metropolitana. De 26 municípios 6 times femininos estão na disputa. Outro competição promovida pela Federação é o campeonato Paranaense que tem sempre o Foz Cataratas, Barec, Assai , mas neste ano de 2015 pelo visto ainda não saiu do papel.

Existem muitos times femininos e excelentes jogadoras que não participam de competições por falta de apoio. Um grande exemplo é que dos clubes considerados grandes da capital paranaense, nenhum tem uma equipe permanente de campo feminino. Está em aprovação no congresso, uma Lei da presidente Dilma que obriga os clubes a terem times femininos para que suas dívidas sejam refinanciadas. Isso no futuro pode representar mais chances para as meninas que sonham em ser jogadoras profissionais! O caminho é longo para fazer o futebol feminino no Brasil ser reconhecido !


Obrigado ao Gabriel Maschio do Jornal Balançando a Rede pelo apoio nas fotos e a Diretora e jogadora do Imperial Rosangela Bortolaz.


Fonte:  Exclusiva Barletta 

Imprensa Esportiva e Relações Comunitárias
www.esportelazerpr.blogspot.com.br  
esportelazerpr@gmail.com 
Twitter: @esportelazerpr

Um comentário:

  1. Concordo, falta realmente incentivo e patrocínio... é aquela velha história, santo de casa não faz milagre.

    ResponderExcluir