sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Publicidade nos ônibus de Curitiba para reduzir a tarifa do transporte publico│ Curitiba


O aumento na tarifa de ônibus é discutida em diversas cidades brasileiras. Movimentos de rua liderado pela população, que pedem o “PASSE LIVRE”, ganhou força a partir de 2013.

Em Curitiba, desde as eleições de 2012 e as manifestações em 2013, já se sabia que existia uma defasagem de mais de 16% no valor da passagem, que foi custeado pelo governo e prefeito, porem a “granada sem pino” a qualquer momento iria explodir.

Em 2015, a passagem de ônibus em Curitiba subiu para R$ 3,15. O preço é diferente, para quem usa cartão R$ 3,15, e para quem usa dinheiro R$ 3,30. Com os aumentos da gasolina, energia, tributos, dissidio da categoria entre outros pode se esperar por mais aumento. O prefeito Gustavo Fruet anunciou que o valor pode ficar ente R$ 3,60 e R$ 3,75, ainda esse ano.

Buscando beneficiar diretamente o usuário do transporte publico em Curitiba, um projeto de Lei que tramita na Câmara de Curitiba desde 2013, de autoria do Vereador Paulo Rink (PPS), busca a normatização da exploração de publicidade comercial, institucional ou de informações do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba, além de outras providencias.

Segundo o vereador, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) se manifestou favorável à proposta. Por outro lado, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) mostrou resistência, devido a poluição visual que a publicidade pode ocasionar.

A ideia é seguir o modelo existente em outros países, onde toda a lateral dos veículos é utilizada para fins comerciais e o valor arrecadado é integralmente repassado para diminuição do valor da passagem. O objetivo, segundo Rink, seria criar mecanismos que não afete no bolso do cidadão que usa o transporte publico na cidade, reduzindo de forma significativa o valor para o usuário.

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Fonte: Barletta

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