quinta-feira, 17 de maio de 2012

Trânsito e Desenvolvimento Urbano na Região CIC e Campo Comprido


Ontem, quarta-feira, 16/maio/12, as 19h30, mesmo c/ chuva e frio participei com algumas lideranças do CIC e Campo Comprido na reunião da UNICOM – CIC NORTE. Na oportunidade conheci o Secretario Municipal Sr. Fernando Guedes, atencioso e paciente ouviu minhas idéias e sugestões de melhorias para nosso bairro, região CIC, Campo Comprido e toda Curitiba no assunto TRÂNSITO e DESENVOLVIMENTO URBANO.
Atualmente CIC e Campo Comprido passam por um GRANDE desenvolvimento imobiliário e empresarial, o que acredito gerar receita aos cofres municipais através dos impostos (IPTU) entre outros, muito bom, crescimento pra todos. 
O fato é que muitas vias principais estão no “gargalo” com o acumulo de veículos leves e pesados. Detalhe é que até exista vias alternativas para o deslocamento de um bairro ao outro. Porem esses desvios muitas vezes não forma planejados para receberem veículos leves ou pesados, alem da falta de sinalização e asfalto de qualidade.
Prevendo num futuro próximo a ocupação dos apartamentos disponíveis na região e como um morador e líder comunitário, apresentei algumas idéias e sugestões ao Secretário Guedes, levando em conta ações de curto, médio e longo prazo, alem da cultura popular.
Ruas principais como Eduardo Sprada, João Dembinski, Robert Redzimski, deveriam ser alargadas, criado recuos para estacionamento e proibido estacionamento em trechos críticos. Antes que eu me esqueça, a rotatória no cruzamento das ruas João Dembinski com João Casagrande e Luiz Tramontim, já está superada e com capacidade máxima de fluxo de veículos leves =, pesados e pedestres, com a construção do NOVO CONDOR, vai ficar ainda pior.
A região do CIC e Campo Comprido precisa URGENTE de um Planejamento Urbano com visão ampla para de uns 20 anos pra frente.
Nas ruas alternativas como Cesário Kuroski, R Leandro D Nascimento Junior, Carlos Muller entre outras nas regiões poderiam ser melhor aproveitadas com recuos para estacionamento, sinalização e asfalto de qualidade dando mais segurança para pedestres motoristas e um alivio nas vias principais. 
Um grande exemplo e de simples ação é a Rua Carlos Muller ao lado da Universidade Positivo. Essa é uma alternativa para sai do CIC e Campo Comprido com destino ao bairro de Santa Felicidade ou Ponta Grossa. Conforme já mostrei em reportagens anteriores a rua citada só tem 20% do pavimento. (link abaixo)
Independente de partido ou político eu e meu blog seguimos a linha de expor o problema comunitário e apresentando idéias e sugestões alternativas para toda comunidade, dando a oportunidade para as autoridades competentes planejar as soluções.



2 comentários:

  1. Ontem após esperar 1 hora e 10 min o ônibus Campo Comprido Campão Raso, tive que ir embora andando, pois com a inauguração do hipermercado Condor, a tráfego na João Dembisnki ficou parado.

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Nossa região precisa URGENTE de um Planejamento, Desenvolvimento e Mobilidade Urbana. O setor imobiliário cresce e a Infraestrutura dos bairros não!

    Precisamos eleger um vereador da nossa região, que seja experiente c/ uma ótica do futuro. E tentar viabilizar c/ o prefeito, soluções a curto, médio e longo prazo pra diminuição do transito.

    Obrigado pelo comentário e visita.

    ResponderExcluir