Almoçamos
nesse restaurante no centro de Curitiba, próximo a praça Carlos
Gomes, observamos que no acesso não possuia uma RAMPA de
ACESSIBILIDADE! Isso ainda pode?
Parte
do Artigo publicado na revista COZINHA PROFISSIONAL
Quando
o assunto é acessibilidade em restaurantes logo se pensa em
construir uma rampa e colocar umas barras nos banheiros do
estabelecimento e pronto, tudo estará resolvido. Mas o que a maioria
dos empreendedores não sabe é que acessibilidade vai muito além
dos pequenos ajustes e que tornar um ambiente acessível exige o
atendimento a regras, dimensões e recomendações que vão muito
além do improviso.
Acessibilidade
é o termo que se refere às soluções, que podem ser espaciais, de
acesso e/ou comunicação, que garantem que à maior quantidade
possível de pessoas, independente de idade, estatura ou limitação
de mobilidade ou percepção, a utilização do ambiente,
edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos de
comunicação / interação de maneira autônoma e segura.
Portanto
as soluções chamadas acessíveis devem ser planejadas e implantadas
para atender desde uma pessoa com uma necessidade especial branda –
uso de óculos comuns, até a construção de rampas, ampliações de
banheiros mudanças no layout do salão para o acesso de cadeirantes,
indo até a transcrição/tradução do cardápio para o código
braile de leitura para cegos.
Fonte:
Barletta
Imprensa
Esportiva e Relações Comunitárias
41
9964.8091
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