terça-feira, 25 de julho de 2017

Cresce procura por cursos preparatórios para o Encceja que conclui o Ensino Fundamental e Médio com apenas uma prova - Encceja


Encceja (http://portal.inep.gov.br/encceja) - o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - pelo qual os inscritos podem obter o diploma do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio com apenas uma prova.

O MEC publicou onem, 24/7, o edital que confirma a prova para o dia 08 de outubro. Mesmo antes dessa publicação, já quando o Ministério confirmou o exame, começou uma corrida por cursos preparatórios.

Só para se ter uma ideia, a cada 10 brasileiros com mais de 18 anos, pelo menos, 7 não têm o Ensino Médio completo. É muita gente!
Cresce a procura por cursos preparatórios para o Encceja para conclusão do Ensino Fundamental e Médio

Cursos já registram aumento de 40% na procura pelas vagas desde o anúncio do exame. Edital divulgado nesta terça (25) confirma a realização do exame em outubro substituindo o Enem para quem quer terminar os estudos.

Curso preparatório para Encceja

PPreFra 
 
A confirmação do Ministério da Educação (MEC) da realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), como alternativa para a conclusão dos estudos, já movimenta cursos preparatórios de todo o país que disponibilizam aulas específicas para a realização das provas. O aumento de matrículas chegou a 40% desde o anúncio e deve manter a alta com a publicação do edital nessa terça-feira (25). 
 
No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 26,4% da população com 25 anos ou mais tem o Ensino Médio completo. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad/2015). Com o anúncio das inscrições a partir de 7 de agosto e as provas no dia 8 de outubro, reacendeu a esperança de muitos adultos, que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental e Médio no ensino regular, mas que almejam o tão sonhado aumento de escolaridade. 
 
É o caso de Samuel Orlei Gussela, 31 anos, que já se matriculou em um curso preparatório para o Encceja. Ele conta que precisou interromper seus estudos no segundo ano do ensino médio. Agora, com a prova do Encceja, vê a oportunidade de concluir os estudos mais perto depois de 12 anos longe da sala de aula. “Estou querendo crescer profissionalmente. Para isso, preciso ter o Ensino médio concluído e poder fazer curso técnico de mecatrônica. Vou em busca do meu sonho", planeja Samuel. 
 
Já Stanley de Oliveira Farias, de 19 anos, está se preparando para a prova desde abril, antes mesmo do anúncio do MEC. Há um ano e meio, o estudante precisou interromper os estudos e este ano decidiu realizar a prova do Encceja. Desempregado, ele reforça a importância do diploma de conclusão. “A primeira coisa que perguntam nas entrevistas é se eu tenho o Ensino Médio. Tenho certeza que com a certificação vou conseguir um emprego”, afirma. 
 
Corrida por preparatórios

Para ajudar os candidatos aos diplomas do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, o Curso Evidente já tem mais de 120 turmas abertas de preparatório para o Encceja em 35 franquias da escola localizadas em oito estados. No total, são 4000 alunos em busca do sonho de obter a certificação. "A procura está alta e novas turmas estão sendo abertas com foco no exame. É uma oportunidade para milhares de pessoas concluírem os estudos ainda este ano", avalia o diretor do Curso Evidente, Victor Francischelli.

Segundo a coordenadora pedagógica do curso, Márcia Ramim Legizaman, a preparação para a prova tem como um dos focos os conhecimentos gerais e assuntos da atualidade. "Como o Encceja é um exame nacional, os assuntos devem ser mais abrangentes. É importante que o aluno esteja por dentro do que está sendo noticiado na mídia, como a situação política e catástrofes que aconteceram nos últimos anos, por exemplo", orienta a coordenadora. De acordo com a pedagoga, a procura pelas aulas preparatórias é grande e a previsão é que até agosto, quando as inscrições vão começar, a demanda aumente ainda mais.

Mais fácil que o Enem

Até 2016, a certificação do Ensino Médio para casos como esses era feita pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, com o Encceja, a expectativa é a prova seja menos complexa. É o que avalia a pedagoga Sandra Regina Duarte. "O Enem tem como objetivo principal avaliar quem já terminou o Ensino Médio e está se preparando para vestibulares, por isso, tem maior complexidade. Já o Encceja é focado para pessoas que não terminaram o Ensino Fundamental e Médio. A confiança dos alunos está ainda maior", ressalta. Mesmo quem não terminou o Fundamental, pode obter a cerificação do Ensino Médio pelo exame. A última vez que o Encceja foi realizado foi em 2009.

Sobre o Enccceja

Segundo o edital (http://portal.inep.gov.br/encceja), as inscrições do Encceja 2017 serão gratuitas e vão acontecer entre os dias 7 a 18 de agosto. A prova será realizada no dia 08 de outubro. "A prova é destinada ao público com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova", informa o site do Inep, instituto responsável pela aplicação das provas.
 
Ainda de acordo com o edital, para obter o diploma, é preciso alcançar uma pontuação mínima em cada prova. É também possível conseguir a proficiência parcial, prática conhecida como "eliminar matérias" e obter a conclusão por etapas.

Fonte: 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Alessandra Lemos Fernandes - 41.99646-3626
Paula Girardi Olivo - 41.99997-680646-3626
Paula Girardi Olivo – 41.99997-6806

Nenhum comentário:

Postar um comentário