segunda-feira, 10 de abril de 2017

PARANÁ É CAMPEÃO BRASILEIRO DE BASQUETEBOL ESCOLAR

Time masculino conquista o ouro, garante mundial e feminino leva o bronze 





A semana foi marcada pelo Campeonato Brasileiro de Basquetebol Escolar, realizado em Recife. O Paraná enviou duas equipes para representar o estado: na categoria masculina o time do Colégio Luterano Rui
Barbosa e na feminina o grupo do Colégio COC Semeador - Foz Do Iguaçu. Além de representar o estado, os dois times subiram no pódio e trouxeram medalhas para casa.

Na final, realizada no sábado (08/04), os meninos enfrentaram o time de São Paulo e ganharam por 57 a 56. Isso coloca o Paraná como representante nacional no Campeonato Mundial de Basquetebol Escolar que será realizado na Croácia. “Humildade, confiança e trabalho em grupo: foi isso que nos fez vencer. E agora pés no chão, pois teremos muito o que treinar para representar muito bem o nosso estado e o país”, afirma o técnico da equipe Guilherme Roma. Ele agradeceu o apoio e a confiança do presidente da Federação do Desporto Escolar do Paraná, Clésio Prado, em nome da FDE-PR.

Leonardo Rodrigues, integrante do time de ouro, fala que a competição foi “pegada”. Quando perguntado sobre o Mundial, fica claro que o tamanho do trajeto da próxima viagem e do desafio que vem pela frente só fazem aumentar a determinação da equipe: “Vamos forte para o Mundial para ficar entre os primeiros colocados”. Para o estudante/atleta Gustavo Lucas, a expectativa não é diferente: “Esperamos passar bem por todas as fases e fazer um bom Campeonato Mundial”.

O grupo feminino disputou o terceiro lugar contra as representantes do Rio de Janeiro e venceram por 61 a 31. A primeira colocação passou perto, já que no jogo de semifinal contra o time um das donas da casa ficaram faltando quatro pontos para disputar a final. De todo modo, para o técnico das paranaenses, Cláudio Lisboa, o sentimento que fica é de alegria, já que o grupo do Colégio COC Semeador está entre os três melhores do país.

A chefe de delegação, Amanda Andretta, é só orgulho. Ela diz que está muito feliz e que os resultados superaram todas as suas expectativas. “Nós, profissionais de educação física, estamos envolvidos com diversas modalidades, mas quando a gente participa de uma competição específica e tem a oportunidade de observar todos lutando por um mesmo ideal, é encantador. É um momento único e sincero entre professores e atletas, que aprendem juntos, trocam conhecimentos, espelham-se uns nos outros”. segundo ela, o mais bacana é que todos voltam pra casa com vontade de melhorar cada vez mais. “Essa é só uma conquista das muitas que virão. E que venha a Croácia”, termina.

E quem foi recepcionar nossos campeões e campeãs no aeroporto foi o presidente da Federação do Desporto Escolar do Paraná, Clésio Prado. Mas ele não estava sozinho. As equipes puderam receber um abraço e os parabéns do grande padrinho da FDE-PR, Giba. “O grande nome que nós temos de padrinho, o Giba, recepciona os campeões brasileiros em Curitiba, manchete e grande incentivo para os estudantes/atletas”, declara Clésio.

Para o presidente, esse é um momento de total satisfação, principalmente porque, por muito tempo, o estado do Paraná ficou sem representantes nas competições que davam ingresso aos Mundiais, realizadas pela Confederação. Segundo ele, trata-se de um passo inicial para o fortalecimento da Federação paranaense. “É o primeiro passo do que a gente planejou para essa reconstrução da FDE-PR”, declara.

De acordo com ele, é fundamental agradecer as parceiras da Federação, já que elas fazem parte desse contexto de crescimento da instituição: Ministério Público do Trabalho, Conselho Regional de Educação Física, Zebra Sportwear, Projeto Gibinha, Secretaria do Esporte do Turismo do Estado do Paraná e Secretaria Estadual de Educação.

E o presidente não deixou de mencionar a importância do trabalho de toda a equipe que trouxe esses bons resultados pra casa. “Estou muito feliz com as equipes, com as posturas profissionais dos técnicos e de toda a delegação que acompanhou o Campeonato. Estão todos trabalhando em prol do desenvolvimento do desporto escolar do nosso estado. Para nós isso é muito importante. O caminho é esse.”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário