sábado, 16 de julho de 2011

Projetos Estrutura Padrão de Esporte e Lazer e Meu Bairro, Meu Espaço

Por motivo de plágio de algumas pessoas com interesses pessoais em 2012, estou retirando o conteúdo dos meus projetos: Estrutura Padrão de Esporte e Lazer” e “Meu Bairro, Meu Espaço”.

A partir de agora estarei agendando apresentação.

Informação:
Silvio Barletta
41 9964.8091
esportelazerpr@gmail.com


Sou o Idealizei dos projetos: Estrutura Padrão de Esporte e Lazer” e “Meu Bairro, Meu Espaço” p/ praças de esporte e lazer em bairros carentes e desenvolvidos de Curitiba. Investimento, desenvolvimento, melhorias e igualdades nas estruturas com mais incentivo ao esporte prevendo Educadores (professor Educação Física nas canchas). Aulas GRÁTIS (futsal, futebol de areia, voleibol, basquete entre outros esportes), para crianças e adolescentes na faixa etária de 7 – 14 anos de ambos os sexos da periferia.

Incentivo a Cultura: Criar ações e parcerias c/ Associações de Moradores e Igrejas das comunidades p/ disponibilizarem AULAS GRÁTIS DE MUSICA, TEATRO E ARTES para crianças e adolescentes na faixa etária de 7 – 14 anos de ambos os sexos da periferia.
Dando mais opções e oportunidades para crianças, jovens, adolescentes, idosos e famílias de uma comunidade através do incentivo ao Esporte e Cultura. Evitando assim o acesso ao mundo das DROGAS TUDO NO PRÓPRIO BAIRRO!

Várias praças de esporte e lazer ESTÃO ABANDONADAS em bairros carentes de Curitiba! Falta melhorias nas estruturas, manutenção periódica, incentivo na pratica de diferentes atividades esportivas, presença de Educadores (professores de Educação Fisica) para contribuir na inclusão social e educacional de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 – 14 anos de ambos os sexos em situação de risco e vulnerabilidade social. É preciso usar o Esporte e Cultura para impedir o acesso às drogas. Em paralelo conscientizar comunidades sobre a importancia da conservação e limpeza do espaço e do meio ambiente nos bairros.
Vivenciando diariamente essa situação de perto no bairro onde moro com minha família, analisei o assunto e as possibilidades de ajudar com minha experiência em projetos e Voluntariado. Desta forma, idealizei os projetos e iniciei um trabalho como piloto aqui no meu bairro região do CIC │Campo Comprido para servir de exemplo na cidade, tudo com ajuda da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Gostaria de implantá-los através de Lei, parcerias com associação de moradores, prefeitura e empresas que apoiam projetos de Sustentabilidade Social e Ação Comunitária, utilizando incentivos como Lei FIA - Fundo para Infância e Adolescência entre outros.

Objetivos Gerais:  
Investir na melhoria da infraestrutura de esporte e lazer em bairros carentes e desenvolvidos, aproveitando as praças já existentes em alguns bairros e conjuntos. Criando mais atividades esportivas. Trazendo esportes pouco divulgados e que hoje são praticados em regiões desenvolvidas da cidade. Visando divulgar novos esportes e criar mais opções e oportunidades de Esporte e cultura para crianças, jovens, adolescentes, idosos e famílias de uma comunidade da periferia. Apoiar a relação e conexão das áreas da Educação, Saúde, Cultura, Segurança, Esporte e Meio Ambiente, tudo através do esporte e cultura, gerando mais incentivo para as praticas do: futebol, voleibol, basquete, tênis, boxe, capoeira, judô, Futebol Americano, MMA,Skate, alongamento, exercícios físicos, jogos de mesa, musica, teatro, artes  entre outros, tudo c/ AULAS GRÁTIS.

Criar iniciativas socioeducativas com ações que atinjam “toda comunidade de um bairro” (crianças, adolescentes, jovens, idosos e famílias), contribuindo na educação, diminuição da criminalidade e na formação de futuros atletas ou verdadeiros Homens e Mulheres da nossa sociedade com mais opções esportivas e oportunidades de inclusão. Fortalecendo bairros carentes, comunidades e famílias que possam ajudar na formação de um escudo contra o álcool e as drogas através do esporte NO PRÓPRIO BAIRRO!  

Objetivos da proposta: Estrutura Padrão de Esporte e Lazer” – Criar um, dois ou até três níveis (ou tipos) de estrutura padrão para praças de esporte e lazer em toda Curitiba através de Lei, onde seja respeitada a igualdade entre bairros e regiões. Respeitar os direitos dos cidadãos na igualdade dos espaços, executando manutenção periódica em praças existentes, disponibilizando todo material de esporte, dando assim, condições e oportunidades para o lazer e diversão de todos de uma comunidade. Sem diferença de classe social ou região: tudo o que há num bairro deve haver no outro!

Piloto da proposta: Estrutura Padrão de Esporte e Lazer” – Consiste em implantar OPA (observe, planeje e aja), antes de iniciar a execução de um espaço “praça de esporte e lazer” em qualquer bairro da cidade de Curitiba.
Analisar o espaço verificando qual nível (ou tipo) de estrutura (se I, II ou II) pode ser aplicado no local para a prática de esporte e lazer.

Ex: Prever: Iluminação completa, 01 cancha de futebol de areia/sintético fechada, 01 quadra de futsal e basquete fechada (se possível coberta); espaço para voleibol, calçada para caminhadas e passeios bike, academias ao “ar livre”, barra para alongamento e exercícios físicos; espaço para skate, playground infantil com balanço vertical e horizontal, bancos para descanso, mesas para jogos de xadrez, dama e comunhão entre moradores; atividade de boxe e, se possível, tênis; redutor de velocidade sinalizado na rua principal, manutenção periódica e circulação da Guarda Metropolitana ou Policia Militar aos finais de semana.

Objetivos do projeto: “Meu Bairro, Meu Espaço”: Busca o Desenvolvimento Urbano (calçadas, sinalização, asfalto de qualidade) e visa dar uma melhor condição de moradia em bairros carentes fazendo com que a comunidade do bairro utilize e conserve as estruturas do SEU PRÓPRIO BAIRRO, sem ter de se deslocar aos bairros vizinhos, escolas ou parques da cidade em busca de melhor estrutura e atividades de esporte e lazer de qualidade para toda a família.

Busca recursos para criar Aulas GRÁTIS (futsal, futebol de areia/sintético, voleibol, basquete, MUSICA, TEATRO, ARTES e LINGUAS) para crianças e adolescentes na faixa etária de 7 – 14 anos de ambos os sexos da periferia. NO PRÓPRIO BAIRRO.

Piloto do projeto: Consiste em fortalecer ainda mais as associações de moradores  e igrejas dos bairros pras disponibilizarem as estruturas para a instalação das ações citadas. Com o apoio dos professores de educação física e prefeitura regional de cada bairro, promover atividades de esporte e lazer e recreação em diversas modalidades para crianças, jovens, adolescentes, idosos e famílias.

Prever: Contratação de educadores (professores de Educação Física), circulação da Guarda Metropolitana aos finais de semana, elaboração de faixas para conscientização popular sobre a importância da limpeza e conservação do local, placa informativa do local onde pode ser retirado o material de esporte aos finais de semana e fornecimento de cestos de lixo para coleta seletiva, fortalecendo assim, também a reciclagem. 

Proibir e reprimir a venda ou consumo de bebidas alcoolicas e drogas a menos de 500 metros das praças de esporte e lazer em toda cidade de Curitiba.
Complementos:

. Pena alternativa para pequenos delitos (fazer a manutenção das quadras de esporte de um determinado bairro); Sugestão Dr. Clinfor Goedert Yamasaki – Cirurgião Dentista CRO 12627.
. Estágio reconhecido para estudantes de Educação Física em bairros carentes;
. Criar incentivos para apoio de empresas e comércios de uma região;
O canal de comunicação MODELO em Esporte e Lazer do povo de Curitiba! Apoio aos bairros mais carentes da cidade.

Silvio Barletta - 41 9964.8091- E-mail: esportelazerpr@gmail.com
Voluntário: http://portaldovoluntario.org.br/people/54203-silvio-barletta
Twitter: @esportelazerpr

Nenhum comentário:

Postar um comentário