#direitodeescolha
Senador (a), Alvaro Dias Gleisi Hoffmann Roberto Requião
Silvio Barletta - Curitiba – pr
esportelazerpr@gmail.com
#direitodeescolha
#DireitodeIreVir #VamosJuntos #TodosJuntos #AfavorDaUber
#uber
Uber Uber Curitiba
Silvio Barletta
Silvio Barletta II
Senador (a), Alvaro Dias Gleisi Hoffmann Roberto Requião
Compartilho resumo e reflexão concluída de conversas e encontros com
parceiros e usuários do uber. O objetivo é contribuir na sua decisão no
momento da apreciação, alteração e votação do projeto lei n° 5587/16 –
que trata do sistema de transporte por aplicativo - uber.
A
principio vou poupar acrescentar os benefícios que sistema uber oferece
aos usuários. Pra isso, basta ver a quantidade de pessoas de diversas
classes sociais, que por falta de um transporte de qualidade a custo
acessível passaram a utilizam o serviço.
Os pontos a serem abordados são principalmente os empregos diretos, indiretos e o impactos positivos na economia.
Antes quero expor um pensamento/questionamento…! Sobre impor o
pagamento de impostos ao serviço…?? poxa, já pagamos impostos em tudo no
brasil... ipva, na gasolina, no pedágio, na compra do veiculo...e não
temos os serviços compensados.
Mas vamos aos pontos principais
que não estão na discussão. a chegada do sistema de transporte por
aplicativo, criou em diversas cidades e estados brasileiros, um novo
mecanismo para oportunidade de gerar empregos, diretos e indiretos,
além de aumentar o consumo em alguns setores.
Senador, você
sabia que muitos motorista que estavam desempregados e desesperados sem
saber como sustentar suas famílias e pagar as despesas mensal,
investiram e aderiram ao sistema como recurso viável e honesto?
Senador, você sabia que muitos motoristas recorrerão ao sistema para
complementar a renda familiar e assim, poder dar uma educação melhor
para seus filhos como um curso técnico ou inglês ou até mesmo tratamento
de saúde?
Senador, você sabia que com a chegada do uber os
empregos indiretos e bicos cresceram… por ex: muitos lavacar em diversos
pontos da cidade, tiveram de aumentado seu horário de funcionamento
para atender os motoristas do uber, consequentemente empregaram jovens,
idosos e outros que buscavam no pais do desemprego uma oportunidade?
Senador, você sabia que o consumo de gasolina (na qual pagamos
impostos), revisões de carro (na qual pagamos impostos), os serviços de
mecânica (na qual pagamos impostos), compra, venda e locação de
veículos com ano a partir de 2008 (na qual pagamos impostos), aumentaram
com o cadastramento de milhares de motorista por todo brasil?
Senador, você sabe quantas mães que trabalham como diaristas e que
estavam buscando trabalho para sustentar suas famílias foram acolhidas
pelos motoristas que hoje preferem trabalhar no uber e contratar uma
diarista para serviços domésticos?
Então saiba e reflita sobre
isso!!! No momento de apresentar medidas para cobrança de impostos e
critérios que torne o serviço inviável para motoristas e
consequentemente tire o direito dos usuários do sistema.
Um
outro ponto importantíssimo, é que exista uma lei federal universal, que
abranja o mesmo critério para todas as cidades e estados, com
exigências coerentes! por que?
Muitos motorista acabam se
cadastrando na sua cidade de residência. porem em alguns momentos acabam
se deslocando para atender demandas de cidades ou até estados vizinhos.
o motorista do uber não tem a obrigação de trabalhar somente em um
determinado local ou horário. Uma pessoa que viaja em ferias por ex...
pode trabalhar um período pra compensar as despesas em outro cidade ou
estado sem ter de fazer alterações em seu veiculo ou placa. (plotagem de
cor ou cor de placa) o uber é universal. pensa grande!
As
exigências mais coerentes, é a obrigatoriedade do cumprimento da leis de
transito vigentes em todo o pais! uso do cinto de segurança por todos
os passageiros, cadeirinha e assento elevado para o transporte de
crianças, respeito da sinalização entre outras.
No caso
especifico, os motoristas devem ter sim o ear – exerce atividade
remunerada em carteira e o antecedente criminal! o que da segurança ao
passageiro/usuário do serviço!
Uma simples opção para diferenciar
os motoristas do sistema dos carros de passei seria a colocação de um
adesivo por ex. adesivo nas medidas 25cm de comprimento por 9cm altura
no canto inferior das duas portas dianteiras, sendo um do lado esquerdo e
outro do lado direito e, também na traseira do veiculo em local de
fácil identificação… ex: ctba 2870
Cobrança de qualquer tipo de
imposto seja (iss, inss,) ou abertura de empresa pessoa jurídica. os
motoristas não aceitam! isso pode ser negociado entre administradora do
serviço e municípios sobre os 25% cobrado por cada viagem.
Não
podemos aceitar que sejamos reconhecido ou que tenhamos as mesmas
obrigações de táxi… nada contra a categoria! até acredito que a
concorrência é saudável no sentido de abrir um caminho para a discussão
de melhorias na qualidade do serviço, redução de custo e diminuição dos
encargos pagos pelos taxistas.
Obrigado pela atenção e espero ter ajudado na sua decisão!
Silvio Barletta - Curitiba – pr
esportelazerpr@gmail.com
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