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sexta-feira, 25 de julho de 2014

Projeto Social de Formação Educacional Sugestivo │IREP-PR Inglês na Rede de Educação Publica Paranaense - AVANÇADO



Projeto Social de Formação Educacional Sugestivo

IREP-PR │ Inglês na Rede de Educação Publica Paranaense - AVANÇADO

Projeto Social de Inglês │AVANÇADO

Vamos protocolar um projeto social sugestivo nas Secretarias da Educação Municipal, Estadual e também entregar uma cópia ao prefeito de Curitiba Gustavo Fruet e ao governo do estado do Paraná, o Sr. Beto Richa. Independente de partido politico ou candidato. Curitiba e outras cidades do estado do Paraná precisam avançar na educação e ser referencia no ensino publico com programas e ações que beneficie as novas gerações de adolescentes e jovens que irão ingressar no mercado de trabalho. Vamos plantar essa semente.

A grande realidade é que muitos adolescentes e jovens que cursam os ensinos fundamentais e médio de famílias com poucos recursos financeiros, providos do ensino publico seja municipal ou estadual, quase prontos para o mercado de trabalho, muitas vezes encontram dificuldades no momento que buscam o primeiro emprego. Nessa difícil tarefa, a experiência (que ninguém tem pela idade, é claro), mesmo assim, é em quase todos os casos levado em consideração e avaliada pelos recrutadores. Outro ponto importante e muito cobrado no processo de seleção dos candidatos atualmente é o conhecimento em uma língua adicional a de origem, seja inglês ou espanhol, ai o bicho pega pra quem veio da rede publica e não teve condições de cursar uma escola privada de línguas.

Falamos sempre da necessidade de melhorar a educação em nosso país, então apresentamos uma sugestão. Reportagens mostram, que alguns voluntários que trabalharam e foram designados para orientar turistas nos jogos da Copa do Mundo no Brasil, encontraram dificuldades na comunicação, apesar da FIFA e toda a imprensa internacional avaliar de forma geral, positivamente o evento no Brasil.

Do Projeto Sugestivo
IREP-PR │ Inglês na Rede de Educação Publica Paranaense - AVANÇADO

Da Justificativa
O objetivo principal deste projeto é capacitar e aproveitar o talento e a facilidade de adolescente e jovens de ambos os sexos na faixa etária entre 12 e 17, proporcionando o ensino do inglês AVANÇADO na rede pública, sendo assim, um complemento e reforço adicional do inglês que já consta na grade curricular do ensino fundamental e médio, seja no município ou estado paranaense, com o mesmo conteúdo didático de uma escola privada. Ressalto, que em muitas pesquisas já realizadas com estudantes de escolas publicas nas duas esferas, que concluem o ensino, não estão aptos a conversação da língua inglesa, muito menos as escrita.

Da Beneficio
O projeto poderá trazer vários benefícios na qual podemos destacar dois de extrema importância:
1 - A contribuição do município ou estado na redução do numero de adolescentes e jovens nas ruas, disponibilizando mais uma ferramenta de de ensino;

2 – A oportunidade de capacitação complementar aos participantes no momento da busca do primeiro emprego no mercado de trabalho;
Do Objetivo
O Projeto Sugestivo IREP-PR │ Inglês na Rede de Educação Publica Paranaense - AVANÇADO, tem por objetivo e meta, contribuir com a educação e formação capacitando adolescentes e jovens de ambos os sexos, na faixa etária entre 12 – 14 anos e 15 – 17 anos, disponibilizando aulas GRÁTIS de inglês AVANÇADO em núcleos de escolas publicas municipais ou estaduais no estado do Paraná. Onde um único piloto, poderá forma aproximadamente 69 alunos no período de 12 meses.

Da participação
Para alunos que cursam ou cursaram o ensino fundamental ou médio na rede publica municipal ou estadual no Paraná.

Da ideia
Ocupar 3 vezes por semana, terça, quinta e sábado, uma sala em escola estadual, igreja, ou ONG, onde 01 professor de inglês + 01 Auxiliar (para reforço e retirada de duvidas), ambos qualificados, pudessem em um espaço equipado com sistema de áudio visual e informatizado (se for necessário), dar aulas de inglês GRATUITAMENTE para um grupo de no máximo 23 alunos.

Do Dia e Horário
Terça-feira da 9h00 ás 11h00 – Para adolescentes e Jovens que estudam no período da tarde;
Quinta-feira 14h00 ás 16h00 – Para adolescentes e Jovens que estudam no período da manhã;
Sábado 14h00 ás 16h00 – Para adolescentes e Jovens que não puderam comparecer durante a semana;

Da carga horaria e Custo
Carga Horaria: O professor = 6horas e o auxiliar = 6horas │semanais

Da remuneração
A remuneração poderia ser através da prestação de serviços sem vínculos empregatícios com o contratante, no sistema de ME – Micro Empresa.

Do Custo
- Professor de inglês = R$ 1.900,00/mês
- Auxiliar de inglês = R$ 1.500,00/mês (para retirada de duvidas e apoio ao professor)

Media de custo por aluno: 3.400,00/mês / 69 alunos = R$ 49,27 aluno/mês (isento 0 equipamento)

Do Custo do equipamento
- Equipamentos Áudio Visual = 3.500,00, uma única vez - adequação da sala
Custo do projeto R$ 3.400,00 x 12mêses = R$ 40.800,00 + 3.500,00 (3 salas equipadas em local diferentes) + 3.500,00 + 3.500,00 = R$ 51.300,00 │ Anual
Custo Total do projeto R$ 51.300,00 │ Anual = R$ 743,47 por aluno/ano, sendo R$ 61,95 por aluno/mês

Do Material
- Não foram calculado material didático e certificados.

Do Modulo e Média
O curso pode ser dividido em dois módulos de 6 meses cada, caso haja desistência por parte de algum aluno no primeiro modulo, no segundo, a vaga será disponibilizada para outros candidatos qualificados através de um teste por numero de inscrição. A média será a mesma aplicada nas escolas particulares.

Do Recurso

No Estado: Os recursos necessários para viabilização financeira dos profissionais e equipamentos, seriam disponibilizados pelo Governo Estadual através da Secretaria da Educação do Estadual, os Deputados Estaduais e Federais através de emendas parlamentares.

No Município: Os recursos necessários para viabilização financeira dos profissionais e equipamentos, seriam disponibilizados pelo Prefeito através da Secretaria da Educação Municipal e os Vereadores através de emendas parlamentares municipal.

Do gerenciadores: Como mantenedores e parceiros do projeto podemos utilizar as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, as Organizações Não Governamentais - ONG ou diretamente com apoio direto das grandes Empresas da Iniciativa Privada.

Do Local
Inicialmente poderia se criar um núcleo experimental em um bairro na cidade de Curitiba, podendo se expandir para outros municípios paranaenses, caso a aceitação e apoio politico e empresarial sejam alcançado.

Sugestão de locais para parcerias e disponibilidades do espaço para montar 01 núcleo em Curitiba:
- Escola Estadual Monsenhor Ivo Zanlorenzi - Rua Eduardo Sprada, 4114 – Campo Comprido – Curitiba – Pr;
- Escola Estadual Helena Dionysio - Rua Francisco Juglair, 4 - Mossunguê, Curitiba – Pr;

- Escola Estadual Dom Pedro II – Rua Bispo Dom José 2567 - Batel – Curitiba – Pr;

- Comunidade Cristã Reviver - Av. Iguaçu, 830 – Rebouças – Curitiba – Pr;

- Comunidade Cristã Reviver - Rua Salvador Ferrante, 393 - Boqueirão – Curitiba – Pr;

Em resumo sugerimos a criação de uma programa especifico de ensino de idioma estrangeiro em especial o Inglês a ser aplicado no contra turno escolar, em escolas da rede publica municipal ou estadual a partir da 7ª Série, com autorização orçamentaria publica e um possível apoio do setor privado. Para isso, listamos o objetivo, meta, justificativa, Benefícios, custo e locais sugestivos para instalação de um possível núcleo/piloto do projeto ou programa. Os diversos benefícios, grade educacional, material didático, certificados, reconhecimento do MEC - Ministério da Educação, deveres dos professores e dos alunos, podem ser complementados e aprimorados posteriormente.

A sugestão e ideia foram apresentadas, a implementação e implantação fica a critério dos parceiros e executores estaduais. Ah, aceitamos sugestões, comentários e criticas.

Idealizado: Silvio Barletta Departamento de Projetos Sociais e Assuntos Comunitários - Gabinete Vereador Paulo Rink - https://www.facebook.com/SilvioBarlettadeAlmeida

O bom de sonhar é que passamos momentos tentando realizá-los e isso nos motiva dia a dia. É como a Fé no Senhor, uma hora o impossível acontece.

Salmos 16 - Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.
Salmos 23 - O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Fonte: Barletta
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