Projeto
Social de Formação Educacional Sugestivo
IREP-PR
│ Inglês na Rede de Educação Publica Paranaense - AVANÇADO
Projeto
Social de Inglês │AVANÇADO
Vamos
protocolar um projeto social sugestivo nas Secretarias da Educação
Municipal, Estadual e também entregar uma cópia ao prefeito de
Curitiba Gustavo
Fruet e
ao governo do estado do Paraná, o Sr. Beto Richa. Independente de
partido politico ou candidato. Curitiba e outras cidades do estado do
Paraná precisam avançar na educação e ser referencia no ensino
publico com programas e ações que beneficie as novas gerações de
adolescentes e jovens que irão ingressar no mercado de trabalho.
Vamos plantar essa semente.
A
grande realidade é que muitos adolescentes e jovens que cursam os
ensinos fundamentais e médio de famílias com poucos recursos
financeiros, providos do ensino publico seja municipal ou estadual,
quase prontos para o mercado de trabalho, muitas vezes encontram
dificuldades no momento que buscam o primeiro emprego. Nessa difícil
tarefa, a experiência (que ninguém tem pela idade, é claro), mesmo
assim, é em quase todos os casos levado em consideração e avaliada
pelos recrutadores. Outro ponto importante e muito cobrado no
processo de seleção dos candidatos atualmente é o conhecimento em
uma língua adicional a de origem, seja inglês ou espanhol, ai o
bicho pega pra quem veio da rede publica e não teve condições de
cursar uma escola privada de línguas.
Falamos
sempre da necessidade de melhorar a educação em nosso país, então
apresentamos uma sugestão. Reportagens mostram, que alguns
voluntários que trabalharam e foram designados para orientar
turistas nos jogos da Copa do Mundo no Brasil, encontraram
dificuldades na comunicação, apesar da FIFA e toda a imprensa
internacional avaliar de forma geral, positivamente o evento no
Brasil.
Do
Projeto Sugestivo
IREP-PR
│ Inglês na Rede de Educação Publica Paranaense - AVANÇADO
Da
Justificativa
O
objetivo principal deste projeto é capacitar e aproveitar o talento
e a facilidade de adolescente e jovens de ambos os sexos na faixa
etária entre 12 e 17, proporcionando o ensino do inglês AVANÇADO
na rede pública,
sendo assim, um complemento e reforço adicional do inglês que já
consta na grade curricular do ensino fundamental e médio, seja no
município ou estado paranaense, com o mesmo conteúdo didático de
uma escola privada. Ressalto, que em muitas pesquisas já realizadas
com estudantes de escolas publicas nas duas esferas, que concluem o
ensino, não estão aptos a conversação da língua inglesa, muito
menos as escrita.
Da
Beneficio
O
projeto poderá trazer vários benefícios na qual podemos destacar
dois de extrema importância:
1
- A contribuição do município ou estado na redução do numero de
adolescentes e jovens nas ruas, disponibilizando mais uma ferramenta
de de ensino;
2
– A oportunidade de capacitação complementar aos participantes no
momento da busca do primeiro emprego no mercado de trabalho;
Do
Objetivo
O
Projeto Sugestivo IREP-PR
│ Inglês na Rede de Educação Publica Paranaense - AVANÇADO,
tem por objetivo e meta, contribuir com a educação e formação
capacitando adolescentes e jovens de ambos os sexos, na faixa etária
entre 12 – 14 anos e 15 – 17 anos, disponibilizando aulas GRÁTIS
de inglês AVANÇADO em
núcleos de escolas publicas municipais ou estaduais no estado do
Paraná. Onde um único piloto, poderá forma aproximadamente 69
alunos no período de 12 meses.
Da
participação
Para
alunos que cursam ou cursaram o ensino fundamental ou médio na rede
publica municipal ou estadual no Paraná.
Da
ideia
Ocupar
3 vezes por semana, terça, quinta e sábado, uma sala em escola
estadual, igreja, ou ONG, onde 01 professor de inglês + 01 Auxiliar
(para reforço e retirada de duvidas), ambos qualificados, pudessem
em um espaço equipado com sistema de áudio visual e informatizado
(se for necessário), dar aulas de inglês GRATUITAMENTE
para um grupo de no máximo 23 alunos.
Do
Dia e Horário
Terça-feira
da 9h00 ás 11h00 – Para adolescentes e Jovens que estudam no
período da tarde;
Quinta-feira
14h00 ás 16h00 – Para adolescentes e Jovens que estudam no período
da manhã;
Sábado
14h00 ás 16h00 – Para adolescentes e Jovens que não puderam
comparecer durante a semana;
Da
carga horaria e Custo
Carga
Horaria: O professor = 6horas e o auxiliar = 6horas │semanais
Da
remuneração
A
remuneração poderia ser através da prestação de serviços sem
vínculos empregatícios com o contratante, no sistema de ME –
Micro Empresa.
Do
Custo
-
Professor de inglês = R$ 1.900,00/mês
-
Auxiliar de inglês = R$ 1.500,00/mês (para retirada de duvidas e
apoio ao professor)
Media
de custo por aluno: 3.400,00/mês / 69 alunos = R$ 49,27 aluno/mês
(isento 0 equipamento)
Do Custo
do equipamento
-
Equipamentos Áudio Visual = 3.500,00, uma única vez - adequação
da sala
Custo
do projeto R$ 3.400,00 x 12mêses = R$ 40.800,00 + 3.500,00 (3 salas
equipadas em local diferentes) + 3.500,00 + 3.500,00 = R$ 51.300,00 │
Anual
Custo
Total do projeto R$ 51.300,00 │ Anual = R$ 743,47 por aluno/ano,
sendo R$ 61,95 por aluno/mês
Do
Material
-
Não foram calculado material didático e certificados.
Do
Modulo e Média
O
curso pode ser dividido em dois módulos de 6 meses cada, caso haja
desistência por parte de algum aluno no primeiro modulo, no segundo,
a vaga será disponibilizada para outros candidatos qualificados
através de um teste por numero de inscrição. A média será a
mesma aplicada nas escolas particulares.
Do
Recurso
No
Estado: Os
recursos necessários para viabilização financeira dos
profissionais e equipamentos, seriam disponibilizados pelo Governo
Estadual através da Secretaria
da Educação do Estadual, os
Deputados Estaduais e
Federais através de emendas
parlamentares.
No
Município: Os
recursos necessários para viabilização financeira dos
profissionais e equipamentos, seriam disponibilizados pelo Prefeito
através da Secretaria da
Educação Municipal e os
Vereadores através
de emendas parlamentares municipal.
Do
gerenciadores:
Como mantenedores e parceiros do projeto podemos utilizar as
Organizações da
Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP,
as Organizações Não
Governamentais - ONG ou
diretamente com apoio direto das grandes Empresas
da Iniciativa Privada.
Inicialmente
poderia se criar
um núcleo experimental em um bairro na cidade de Curitiba, podendo
se expandir para outros municípios paranaenses, caso a aceitação e
apoio politico e empresarial sejam alcançado.
Sugestão
de locais para parcerias e disponibilidades do espaço para montar 01
núcleo em Curitiba:
-
Escola Estadual Monsenhor
Ivo Zanlorenzi - Rua Eduardo
Sprada, 4114 – Campo Comprido – Curitiba – Pr;
-
Escola Estadual Helena
Dionysio - Rua Francisco
Juglair, 4 - Mossunguê, Curitiba – Pr;
- Escola
Estadual Dom Pedro II – Rua
Bispo Dom José 2567 - Batel – Curitiba – Pr;
-
Comunidade Cristã
Reviver - Av. Iguaçu, 830 –
Rebouças – Curitiba – Pr;
-
Comunidade Cristã
Reviver - Rua Salvador
Ferrante, 393 - Boqueirão – Curitiba – Pr;
Em
resumo sugerimos a criação de uma programa
especifico de ensino de idioma estrangeiro em especial o Inglês a
ser aplicado no contra turno escolar, em escolas da rede publica
municipal ou estadual a partir da 7ª Série, com autorização
orçamentaria publica e um possível apoio do setor privado. Para
isso, listamos o objetivo, meta, justificativa, Benefícios,
custo e locais sugestivos para instalação de um possível
núcleo/piloto do projeto ou programa. Os diversos benefícios, grade
educacional, material didático, certificados, reconhecimento do MEC
- Ministério da Educação, deveres dos professores e dos alunos,
podem ser complementados e aprimorados posteriormente.
A
sugestão e ideia foram apresentadas, a implementação e implantação
fica a critério dos parceiros e executores estaduais. Ah, aceitamos
sugestões, comentários e criticas.
Idealizado:
Silvio Barletta │ Departamento
de Projetos Sociais e Assuntos Comunitários - Gabinete Vereador
Paulo Rink - https://www.facebook.com/SilvioBarlettadeAlmeida
O
bom de sonhar é que passamos momentos tentando realizá-los e isso
nos motiva dia a dia. É como a Fé no Senhor, uma hora o impossível
acontece.
Salmos
16 - Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.
Salmos
23 - O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.